DISK ANIMAIS

 

DISK ANIMAIS - PIRACICABA / SP

      O Disk Animais é um serviço vinculado à SEDEMA e ao Pelotão Ambiental - destacamento da GCM - Guarda Civil Municipal. O espaço abriga médios e grandes animais (caprinos, ovinos, suínos, bovinos e equídeos: equinos, asininos e muares) abandonados ou soltos de maneira irregular em vias públicas, rodovias, áreas verdes e em todo perímetro da cidade, além de atender denúncias de maus tratos.

      É de responsabilidade do Disk Animais: atendimento à denúncias, apreensões/recolhimento, estadia, liberação, adoção e leilão.

      A equipe do Disk animais é composta por 04 guardas civis do Pelotão Ambiental, sendo estes em escalas de 01 GC pra cada 12hs sendo 1 subinspetor da GC ,1 Médica veterinária, 1 motorista do caminhão “boiadeiro” e 05 tratadores, todos de 2a a 6a e plantão aos finais de semana.

    A área destinada ao Disk Animais possui 45 mil m²  e está localizada na Rua Alberto Coral Nº 1.500, no bairro Vila Fátima. 

disk animais.jpg

Foto: acervo PMP

 

HISTÓRICO

        O Disk animais surgiu em 1994 com o nome de Boi Manso, que realizava o recolhimento e a recuperação de animais de grande porte (bovinos e equídeos), tendo como a 1a sede no espaço que hoje é ocupado pela Emdhap.  Tempos depois o Boi Manso foi para um terreno ao lado do Shopping Piracicaba e em meados de 2002 se estabeleceu em uma área de 45 mil m² cedida pelo Estado dentro da Fazenda Experimental (Apta), às margens do Ribeirão Guamium. Em 2010 recebeu o nome de Disk Animais (Curral).

LOCALIZAÇÃO

 
 

Formalização de denúncias

 

          Todas as denúncias podem ser feitas através do Pelotão Ambiental - Fone: 153.

 

 

Recolhimento de animais

          Anualmente, o Disk Animais recolhe/apreende cerca de mais de 40 animais em Piracicaba. Desse total, uma média de 25 são recuperados por seus donos, que têm 10 dias para a retirada do animal, conforme previsto no Decreto Municipal Nº 18.026, de 23 de setembro de 2019.

Estadia

            Após o recolhimento, o animal permanece em quarentena no Disk Animais, recebe cuidados gerais, boa alimentação, é vacinado (conforme as necessidades e exigências da espécie) é submetido a exames veterinários clínicos e laboratoriais.

         

          As fotos dos animais recolhidos serão postadas nessa página para auxiliar nas buscas pelo proprietário.

       O manejo dos animais é executado de acordo com legislações sanitárias estaduais e municipais, e os mesmos estarão cadastrados no plantel junto ao Gedave (Sistema de Gestão de Defesa Animal e Vegetal)  da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

Liberação

          O proprietário do animal apreendido/recolhido, deve comparecer na Sede do Disk animais, comprovar a posse do animal e solicitar a documentação necessária para a liberação bem como o pagamento das taxas, como as diárias .Será emitida pela Divisão de Atendimento Tributário (Térreo 1) as guias para pagamento. Após o pagamento, será emitida a Autorização para a Liberação do animal.

- DCF SEDEMA - Rua Capitão Antônio Correa Barbosa 2233 - 6o andar - Ch. Nazareth - Piracicaba / SP.

Doação de animais (exceto bovinos)

      Os animais que não forem procurados por seus donos, ou que estavam em situação de abandono e/ou maus tratos, serão encaminhados para a fila da doação. Os animais ficarão à disposição para adoção por ordem de entrada (registro no plantel) e por solicitação através de protocolo, seguindo a ordem cronológica dos registros plantel/protocolos citados no Artigo 13 do Decreto No 18.026 de 2019.

Pré-requisitos para a adoção dos equinos apreendidos pelo Disk Animais

          Os interessados em adotar animais de grande porte apreendidos podem ser pessoas físicas, jurídicas ou entidades filantrópicas.

•         O adotante deve ter mais de 18 anos de idade e não ter histórico de maus-tratos;

•    Somente será permitida a adoção de 02 (dois) animais por pessoa/endereço(exceto instituições de ensino ou entidades filantrópicas);e demais….

•        A propriedade onde o animal ficará abrigado deverá, obrigatoriamente, ser do tipo rural (chácara, sítio, fazenda, etc) localizada em Piracicaba e região, possuir autorização prévia e condições sanitárias adequadas para o alojamento do animal (comprovar com fotos e endereço);

 

•       Estar ciente que não se trata de animais de valor comercial, sendo que alguns deles podem apresentar problemas  ou sequelas de problemas congênitos, como má formação do sistema locomotor e sequelas de maus-tratos sofridos em sua vida pregressa;

•     Os animais adotados não poderão der submetidos a qualquer tipo de trabalho, reprodução comercial, especialmente o de tração (carroça, charrete e arado) e tampouco poderão ser usados em competições esportivas, como salto ou corrida;

•     O cadastro/contato precisa estar sempre atualizado e, em caso de óbito do animal, a pessoa deve informar as circunstâncias da morte e atestado de óbito emitido por um Médico veterinário (art12 Decreto 18 026/19).

Qualquer animal só será doado se for para receber tratamento adequado e desfrutar do carinho de um lar. Eles precisam de espaço e amor para desfrutarem de uma vida digna, livre de sofrimento e dor.

Como adotar

1 - Realizar o cadastro no  GEDAVE (Gestão de Defesa Animal e Vegetal) junto ao Escritório de Defesa Agropecuária (www.defesa.agricultura.sp.gov.br);

Passo a passo:

               1o passo - acessar o site : www.defesa.agricultura.sp.gov.br/

               2o passo - clicar em GEDAVE – cadastre se.

            3o passo - preeencher todos os campos.

              4o passo - Após concluír todas as etapas: entrar em contato com o EDA Piracicaba para maiores esclarecimentos sobre o cadastro.

 

2 – Imprimir os seguintes documentos (Requerimento padrão, Ficha de adoção, Questionário pré adoção, ficha e transferência de responsabilidade e termo de fiel depositário), anexar o cadastro no Gedave e protocolar no - DCF SEDEMA - Rua Capitão Antônio Correa Barbosa 2233 - 6o andar - Ch. Nazareth - Piracicaba / SP.

•    Os protocolos serão permitidos exclusivamente no dia e horário estipulados (2a á 6a das 8 as 16hs). O protocolo não garante a adoção do animal. A disponibilidade dos mesmos vai depender da ordem do protocolo (será fornecido um número após a finalização do mesmo) e a apresentação dos documentos exigidos.

•    Após o protocolo da documentação correta o interessado pode ir até o Disk Animais para conhecer o animal e dar continuidade no processo da adoção

3 – O adotante deve providenciar o transporte adequado, que são os caminhões e veículos adaptados para o transporte de grandes animais com conforto e segurança e se necessário os exames para a liberação da GTA.

          Ainda será necessária a Guia de Trânsito Animal (GTA), que tem o custo de R$ 17,45 por espécie animal. Veja como emitir abaixo:

Como emitir o GTA

        Através do sistema GEDAVE, emissão e-GTA, preencher os campos solicitados, anexar exames, atestados (todos tem que estar com a validade em dia,60 dias exames e 3 dias os atestados e ai imprime uma DARE , no valor de aproximadamente R$ 15,00 à ser paga pelo dono do animal.

         Após o pagamento da DARE, é feita a validação no sistema e toda a documentação é enviada para O EDA Piracicaba, que fará a  aprovação dos documentos e liberação da guia de trânsito animal para a impressão.

          Os animais doados só podem ser retirados após apresentação de toda documentação exigida: Termo de liberação animal – Projeto Adote um Amigão, GTA e cópias dos crachás, exames, atestados e microchip.


           Todos os animais sairão com um microchip para identificação individual.

Leilão

     Os animais não adotados e os bovinos poderão leiloados em hasta pública. (Decreto No 18.026/2019).

Campanha: ADOTE UM AMIGÃO

     Os animais abaixo encontram-se disponíveis para ADOÇÃO. (Atualização: Mai/2022).

     Para mais informações entre em contato com os responsáveis pelo Disk Animais.

      - Clique sobre a foto para ampliar a imagem do animal - 

 

.

1.png
2.png
1.jpg

Crachá 25/22

Sou o Beiçola, crachá 25/22, aprox. 15 anos. Sofri muito na mão do meu antigo dono, por isso fiquei com algumas sequelas. Procuro uma família bem especial para cuidar de mim e me dar o amor que eu não tive.

BEIÇOLA

WhatsApp Image 2022-05-03 at 09.13.28.jpeg

Crachá 30/22

Sou o Guarani , crachá  30/22 de aprox. 13 anos. Fui encontrado perdido ás margens da estrada de Tupi. Sou um meninão tranquilo á procura de um lar seguro.

GUARANI

WhatsApp Image 2022-05-03 at 09.15.49.jpeg

Crachá 39/22

Sou o Sebastião, um Burro bemm maduro. Tenho 27 anos e procuro um lar para descansar e curtir, poder fazer o que eu nunca fiz.

SEBASTIÃO

WhatsApp Image 2022-06-28 at 14.23.34.jpeg

Crachá 18/22

14 anos. Sou uma senhora madura meio ranzinza, pois sofri muito nessa vida....cheguei aqui sem conseguir me levantar de tanta fraqueza e sofrimento. Procuro uma familia que me dê todo o amor que eu não tive.

DENISE

WhatsApp Image 2022-06-28 at 14.20.00.jpeg
 

Ocorrências - Disk Animais / Pelotão Ambiental

- Download do gráfico disponível através do ícone no canto superior direito do mesmo.

- Mova o cursor do mouse sobre os gráficos para obter informações.

- Selecione os meses na barra central "Seq." para visualizações de períodos específicos.

GALERIA DE IMAGENS

1/6

BASTIDORES DA SEDEMA

Contato

DISK ANIMAIS

Endereço: Rua Alberto Coral Nº 1.500, Vila Fátima - Piracicaba / SP.

Fones: (19) 3403-1250

Horário de Atendimento: Segunda a Sexta - 8h00 às 16h00

DENÚNCIAS ANIMAIS ABANDONADOS / MAUS TRATOS

Setor de Direito Animal - GCM

Fones: 153 / (19) 3422-0200

12 (2).jpg