RESÍDUOS

Logística Reversa 

          A Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Sedema) desativou os pontos para descarte de lâmpadas fluorescentes, pilhas e baterias no dia 15/03/2021. Estes materiais devem ser encaminhados para os postos de recolhimento disponibilizados pelos fabricantes em estabelecimentos comerciais da cidade. Os materiais que já estão nos pontos de coleta mantidos pela Prefeitura terão destinação adequada.

             A relação está disponível no site da Sedema: http://sedema.wixsite.com/sedema/residuos. Um cartaz, que será divulgado de forma online, nas redes sociais da Prefeitura, Facebook, entre outros meios, também trará informações. Com a desativação dos pontos, o município vai economizar, no mínimo, R$ 120 mil/ano, valor que é pago pelo aluguel de um imóvel, onde são centralizados esses resíduos, antes do descarte final correto. Também haverá economia com mão de obra da Prefeitura.

              A Política Nacional de Resíduos Sólidos, artigo 33 da Lei Federal nº 12.305/2010, diz que o Poder Público não deve se responsabilizar pelos custos para acondicionar ou encaminhar esses resíduos. Tanto para o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo quanto para o Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente (Gaema) do Ministério Público, são os fabricantes ou comerciantes que devem arcar com a logística reversa. A logística reversa é um procedimento que permite ao consumidor retornar à empresa um determinado produto após seu consumo, de forma que o fabricante possibilite o reaproveitamento ou um descarte correto.

           

Cartaz_Descarte Perigosos_Transicao_fina
 

Lâmpadas Fluorescentes

 

SEDEMA - Resíduos - Piracicaba / SP

          As lâmpadas fluorescentes são mais econômicas que as outras, mas causam sérios problemas na hora do descarte. A maioria destes materiais é descartada nos aterros e lixões causando muitos danos ambientais. 

          O material coletado é encaminhado para descontaminação e retornado para processo de produção. A Sedema já recolheu e deu a destinação correta a mais de 50.000 lâmpadas.

SEDEMA - Resíduos - Piracicaba / SP

Pontos de Coleta - Logística Reversa

Organização responsável: RECICLUS

 

          A Reciclus é uma organização sem fins lucrativos, idealizada, formada e sustentada por Empresas Fabricantes, importadores de lâmpadas e equipamentos de iluminação e seus stakeholders.

               A empresa foi criada a partir da assinatura da Lei PNRS e de um acordo setorial, que prevê a redução na geração de resíduos, tendo como proposta, melhorar a prática de hábitos de consumo sustentável e propiciar o aumento da reciclagem e da reutilização de materiais no Brasil.

 

Pontos de Coleta - Listagem

Clique sobre a imagem para ser direcionado

2.jpg

Pontos de Coleta - Mapa

Clique sobre a imagem para ser direcionado

1.jpg

Fonte: RECICLUS

Fonte: RECICLUS

 

 

      São resíduos perigosos quando descartados de forma irregular. A maioria das pilhas e baterias utilizadas ainda é descartada em aterros e lixões causando danos ambientais. 

Pilhas e Baterias

 

      Em Piracicaba, a Sedema criou vários pontos de descarte para ajudar minimizar este problema.

 Dê preferência a utilização de pilhas e baterias recarregáveis.

Pontos de Coleta - Logística Reversa

Organização responsável: GREEN ELETRON

          O Objetivo da Green é contribuir para a integração da logística reversa nas ações de política industrial do setor eletroeletrônico, além de promover a economia circular, visando a geração de valor e a redução de custos.

          As pilhas podem ser classificadas de diversas formas, dependendo do formato, composição e sua finalidade. Ao lado é possível encontrar os tipos de pilhas e baterias que podem ser descartadas no programa Green Recicla Pilha.

        Conforme a Resolução Conama 401/08 e a Política Nacional de Resíduos Sólidos, fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes devem criar sistemas de logística reversa, disponibilizando coletores que permitam que o consumidor possa descartá-las de modo ambientalmente adequado.

 

Pontos de Coleta - Listagem

Clique sobre a imagem para ser direcionado

Green 1.jpg

Fonte: GREEN ELETRON PILHAS

Material Eletroeletrônico

        Utilizados diariamente nos domicílios, escritórios e comércios, aparelhos como: televisores, rádios, aparelhos de som, computadores, geladeiras, frigobares, liquidificadores ,controles remoto, brinquedos, telefones e aparelhos eletrônicos em geral. Quando não funcionam mais, devem ser descartados em locais próprios para recolhimento a fim de serem descontaminados e tratados.

Pontos de Coleta - Logística Reversa

Organização responsável: RECAP

Pontos de Coleta - Listagem

Clique sobre a imagem para ser direcionado

recap 1.jpg
 

PNEUS

          Por lei os pneus usados e velhos devem ser descartados em locais seguros. Os pontos oficiais recebem estes pneus e depois encaminham para reciclagem. Pneus usados descartados de forma inadequada favorecem a proliferação de mosquito da dengue provocando sérios problemas de saúde pública.

       Evite armazenar pneus usados e velhos em casa. Reciclados estes pneus podem ser utilizados para fabricar tapetes para automóveis; saltos de sapatos; colas e adesivos; câmaras de ar; rodos domésticos; tiras para indústrias de estofados, entre outros.

 

 

 

Descarte de Pneus

 

          O consumidor deverá procurar o comércio onde efetuou a compra dos pneus para descarte. É de responsabilidade do mesmo a destinação correta do item.

 

Resíduos destinados pela PMP - Piracicaba / SP

- Download do gráfico disponível através do ícone no canto superior direito do mesmo.

- Mova o cursor do mouse sobre os gráficos para obter informações.

- Selecione os anos na barra central "Ano" para visualizações de períodos específicos.

 

ÓLEO DE COZINHA USADO

       Muitas vezes jogamos o óleo usado na pia da cozinha correndo o risco de entupir a tubulação.

      O principal problema é que o óleo descartado na pia vai direto para o rio, causando muitos danos ambientais.

 

      O Óleo pode ser descartado através da Coleta Seletiva, desde que seguidas as orientações de acondicionamento.

 

 

    

DICA: para facilitar o descarte devemos coar o óleo de cozinha (com peneira comum), colocá-lo em garrafas pet fechada.

 

Existem várias alternativas para esse resíduo, como: produção de sabão, reuso em massa de assentamento de vidro, produção de combustível e outros ainda em pesquisa.

Pontos de Coleta - Logística Reversa

 PROGRAMA ÓLEO SUSTENTÁVEL

          A Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais – ABIOVE, entidade representativa das principais empresas dos setores de processamento de soja, refino de óleos vegetais e produção de biodiesel, e o Sindicato da Industria de Óleos Vegetais – SINDOLEO, tem o prazer de divulgar a iniciativa setorial “Óleo Sustentável”, cujo objetivo é a promoção da coleta de óleo de cozinha usado e o incentivo à reciclagem desse resíduo.

 

Pontos de Coleta - Listagem

Clique sobre a imagem para ser direcionado

óLEO.jpg

Fonte: RECAP

 

Contatos

Divisão de Limpeza Urbana

 

 

Endereço: Rua Cap. Antônio Correa Barbosa

2233 - 6º andar, Chácara Nazareth

Centro Cívico - Piracicaba / SP

Fone: (19) 3403-1252

Horário de Atendimento:  

Segunda à Sexta: 08:00 hs às 17:00 hs

 

 

SEDEMA - Piracicaba / SP

Gerenciamento de Resíduos

 

Endereço: Av. Engº Alberto Morato Krahenbuhl nº 1300 (antiga Estrada do Boiadeiro) , Glebas Califórina - Piracicaba / SP.

Fone: (19) 3402-3122

e-mail: gerenciamentoderesiduos@piracicaba.sp.gov.br

Horário de Atendimento:

Segunda à Sexta: 08:00 hs às 17:00 hs

Fale com a SEDEMA

Seus detalhes foram enviados com sucesso!