ZOOLÓGICO 

ZOOLÓGICO MUNICIPAL - PIRACICABA / SP

 

Apreciar a diversidade da Fauna é uma das experiências mais fascinantes para adultos e crianças. Estabelece uma forte conexão com a Natureza, promovendo a conscientização do público sobre as diversas formas de vida sobre a Terra.

20190924_102200_edited_edited.jpg

          O Zoológico não é apenas um local para exposição de bichos e de lazer. Seus principais objetivos são a conservação de espécies, a pesquisa científica para buscar melhorias para centros de conservação de espécies e a Educação Ambiental, responsável pela formação de conhecimento e incentico as práticas de conservação da Natureza.

Foto: SEDEMA

Foto: SEDEMA

IMG-20200519-WA0013_edited.jpg

Foto: SEDEMA

 

HISTÓRICO

          Desde a década de 1960, o professor da ESALQ – USP (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo), Doutor Edmar José Kiehl, membro do Lions Clube de Piracicaba – Centro, juntamente com os demais Lions Clube e Rotary Clube da cidade de Piracicaba, planejavam voluntariamente construir um zoológico na cidade. Em 1969, se iniciaram as obras em um terreno da USP, pertencente ao Governo do Estado, terras que em 1973, foram cedidas para a Prefeitura Municipal de Piracicaba. Foi inaugurado em 1º de agosto de 1971, com o nome de Zoológico de Piracicaba, contando com a administração do Dr. Kiehl até abril de 1979.

           Passou por uma grande reestruturação e foi reinaugurado em 1º de Maio de 2007, atendendo as normas Técnicas do IBAMA - Instituto Brasileiro do meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis e contando com uma nova infra-estrutura de apoio.

 

LOCALIZAÇÃO

GALERIA DE IMAGENS

1/28

Fotos: SEDEMA

.

COMPOSTEIRA DO ZOOLÓGICO MUNICIPAL DE PIRACICABA: ESTRUTURA EDUCADORA SUSTENTÁVEL

Autor: Equipe Zoológico

O Zoológico de Piracicaba mantém uma composteira, desde 2008, em espaço localizado no Paraíso das Crianças, com o objetivo de reciclar os resíduos orgânicos gerados pelo próprio Zoológico, difundir ações sustentáveis voltadas ao tema consumo responsável, resíduos sólidos e alimentação saudável, assim como servir de referência como estrutura pública sustentável no gerenciamento de resíduos orgânicos.

O espaço é gerenciado pela equipe técnica e funcionários do Zoológico. Porém, a Secretaria Municipal de Defesa de Meio Ambiente (SEDEMA) mantem parceria com a MinhaOca Compostagem Caseira, desde 2019, com o intuito de auxiliar na manutenção da composteira, no trabalho educativo e na reutilização de resíduos gerados no Zoológico. A MinhaOca é uma empresa focada na gestão de resíduos sólidos urbanos, tendo em vista a valorização dos materiais de origem orgânica. A empresa conta com uma estrutura de trabalho multidisciplinar desenvolvendo projetos personalizados de tratamento e valorização de resíduos orgânicos.

Entre as atividades desenvolvidas em comemoração ao mês do meio ambiente, no dia 15 de junho, a equipe técnica do Zoológico junto com o Sr. Marcel Thales, responsável pela MinhaOca, realizaram uma atividade com os funcionários do Zoológico, a fim de sensibilizá-los quanto a importância do gerenciamento correto de resíduos e realizar uma reciclagem no treinamento para manutenção da composteira.

Na ocasião, o Zoológico também teve a parceria da loja Açaí do Pé, localizada no Varejão da Paulista, na doação de baldes para facilitar o transporte dos resíduos orgânicos até a composteira.

 

Seguindo os preceitos e legislações dos Zoológicos modernos, os quais definem três pilares para a existência desses espaços: conservação da fauna, pesquisa e educação ambiental, o Zoológico de Piracicaba tem como missão ser referência em bem-estar animal, conservar a biodiversidade e atuar na educação socioambiental e cultural.

Para isso, toda a área do Zoológico de Piracicaba é entendida como espaço educador sustentável, consistindo em um ambiente inspirador para sensibilizar e promover a reflexão das pessoas sobre diversos temas ambientais, entendendo a educação ambiental transversal e integradora. Nesse sentido, temas como a conservação da fauna, biodiversidade, preservação dos recursos naturais, consumo responsável e gerenciamento de resíduos são desenvolvidos nas atividades do espaço.

Estrutura como a composteira compõe a dimensão da sustentabilidade do Zoo, assim como o correto gerenciamento dos resíduos gerados pelas atividades do espaço, os quais são separados em três frações: recicláveis, orgânicos e rejeitos. Além disso, no setor do Núcleo de Educação Ambiental no Zoológico foi implantado um coletor de água de chuva, cujas águas são reaproveitadas na limpeza do local, sendo que o prédio é considerado uma edificação modelo de sustentabilidade, dentro do Programa Município Verde Azul do Estado de São Paulo.

 

Compostagem

A compostagem é um processo biológico e natural, no qual microrganismos transformam matéria orgânica (frutas, cascas de ovo, restos de café, entre outros) em adubo: substância homogênea, de cor castanha, com aspecto de terra e com cheiro de floresta.

Esse processo ocorre cotidianamente na natureza, onde os restos de animais e vegetais mortos são decompostos e transformados em húmus de forma espontânea. Porém, também pode acontecer com interferência humana, de forma controlada, em espaços ou estruturas denominadas composteiras.

A técnica controla a decomposição dos materiais orgânicos para obter o adubo com a maior qualidade possível em um curto período de tempo. A mistura gerada pela compostagem serve para enriquecer solos pobres em nutrientes, aumentar a capacidade de absorção das plantas, tornar o solo mais aerado, reduzir a erosão e fertilizar vasos e canteiros.

- Clique sobre as imagens para ampliar.

WhatsApp Image 2021-07-02 at 12.53.22.jpeg
WhatsApp Image 2021-07-02 at 12.53.24 (1).jpeg
WhatsApp Image 2021-07-02 at 12.53_edite
WhatsApp Image 2021-07-02 at 12.53.20.jpeg
WhatsApp Image 2021-07-02 at 12.53.26.jpeg

Fotos: Equipe Zoológico

 
 
 

MAPA DE RECINTOS

Clique sobre a imagem para iniciar o download.

Mapa Zoo.jpg
Mapa Zoo2.jpg

Fonte: SEDEMA

CARTILHA ZOOLÓGICO

Clique sobre a imagem para iniciar o download.

2_edited.jpg

A Cartilha do Zoológico de Piracicaba, é uma publicação digital didática com as principais informações sobre os animais que podem ser encontrados no Zôo.

Está organizada por Classes: Aves, Mamíferos e Répteis para uma melhor compreensão dos leitores.

Clique sobre a imagem para iniciar o download.

Férias no Zôo

Campanha - Zôo dá o recado...

Zoo da o Recado 4.jpg
Zoo da o Recado 1.jpg
Zoo da o Recado 2.jpg
Zoo da o Recado 3.jpg

Links

Clique sobre a imagem para ser direcionado

AZAB.png
2cba8f_e24aea9bae8b4bfbbe19cbce867901d2.

Materiais Educativos

Clique sobre a imagem para ser direcionado

Nesse drive você encontrará vários materiais que poderão auxiliar em atividades educativas sobre a importância dos Zoológicos e a conservação da fauna silvestre.

 

O material pode ser utilizado tanto nas escolas como em casa.

28-icone-google-drive.png

Redes Sociais

Clique sobre a imagem para ser direcionado

Acesse nossas redes sociais

Live do Zoo

Quizz do Zoo

Contato

Zoológico Municipal de Piracicaba / SP.

Endereço: Avenida Marechal Castelo Branco, nº 426 

Jd. Primavera, Piracicaba / SP.

Fones: (19) 3413-5381 / (19) 3421-3425

Horário de Funcionamento:  

FECHADO PARA VISITAÇÃO

8.jpg

Fale com a SEDEMA

Seus detalhes foram enviados com sucesso!

Logo Prefeitura.jpg